Recadinhos deixados

Pages

SNEAK PEAK OF MY NEW SITE...

31 de outubro de 2009

Happy Halloween - Beltane´s Day...



HAPPY HALLOWEEN!!!!!!!!!






Mas, o que é o dia do Halloween????


Nas religiões antigas, era o dia do Ritual de Beltane, que para quem não sabe, é o ritual de onde teria sido concebido o Filho bastardo do Rei Arthur, como é contado em "Brumas de Avalon"

"Também conhecido como Dia 1o de Maio, Dia da Cruz, Rudemas e Walpurgisnacht, o Sabbat Beltane é derivado do antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa ao seu consorte, o Deus, sendo também um festival de fertilidade. Na Religião Antiga, a palavra "fertilidade" significa o desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não somente a atividade erótica.

Beltane celebra também o retorno do sol (ou Deus Sol) e é um dos poucos festivais pagãos que sobreviveram, da época pré-cristã até hoje, e em sua maior parte, na forma original. É baseado na Florália, um antigo festival romano dedicado à Flora, deusa sagrada das flores. Em tempos mais antigos, esse festival era dedicado a Plutão, senhor romano do Submundo, correspondente do deus Hades da mitologia grega. O primeiro dia de maio era também àquele em que os antigos romanos queimavam olíbano e Selo-de-Salomão e penduravam guirlandas de flores diante de seus altares em honra aos espíritos guardiões que olhavam e protegiam suas famílias e suas casas.


No dia de Beltane o sol marca a "morte" do Inverno, o "nascimento" da Primavera e o começo da estação do plantio. Beltane inicia- se, acendendo-se, segundo a tradição, as fogueiras de Beltane ao nascer da lua para iluminar o caminho para o Verão. Realiza-se o ritual do Sabbat em honra à Deusa e ao Deus, seguido da celebração da Natureza, que consiste de banquetes, antigos jogos pagãos, leitura de poesias e canto de canções sagradas. São realizadas várias oferendas aos espíritos elementais, e os membros do Coven dançam de maneira muito alegre em torno do Mastro (símbolo fálico da fertilidade). Eles também entrelaçam várias fitas coloridas e brilhantes para simbolizar a união do masculino com o feminino e para celebrar o grande poder fertilizador do Deus. A alegria e o divertimento costumam estender-se até as primeiras horas da manhã, e, ao amanhecer do dia 1o, o orvalho da manhã é coletado das flores e da grama para ser usado em poções místicas de boa sorte.



Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Beltane são frutas vermelhas (como cerejas e morangos), saladas de ervas, ponche de vinho rosado ou tinto e bolos redondos de aveia ou cevada, conhecidos como bolos de Beltane. Na época dos antigos druidas, os bolos de Beltane eram divididos em porções iguais, retirados em lotes e consumidos como parte do rito do Sabbat.


Nas Terras Altas da Escócia, os bolos de Beltane são usados para adivinhação, sendo atirados pedaços deles na fogueira como oferenda aos espíritos e deidades protetores.

Beltane é um festival de fertilidade e fogo.

A palavra Beltane se origina dos termos galeses tan (fogo) e Bel (nome do deus sol dos galeses). Juntas, as duas palavras significam "fogo de Bel", ou então, mais poeticamente, "fogo no céu", o que é uma expressão que expressa maravilhosamente bem o espírito deste sabá.

Beltane para as pessoas comuns era um festival de sexualidade e fertilidade humana isenta de vergonha. O mastro adornado com flores e fitas era um símbolo fálico. Dançar ao seu redor, procurar nozes nos bosques e ficar acordada a noite inteira para ver o Sol nascer no primeiro de maio eram atividade inequívocas, razão pela qual os puritanos as suprimiram com tremendo horror piedoso. Para se ter uma idéia, em 1644 os mastros de Beltane foram proibidos, mas eles voltaram em 1661 com a Restauração. Nessa ocasião, um mastro de 41 metros foi erigido na Inglaterra.

As fogueiras de Beltane ardiam durante todos os dias de festa, simbolizando o sol.

Alguns costumes de Beltane

* Entre os povos pagãos era costume pular a fogueira de Beltane para se livrar de doenças e energias negativas, assegurar bons partos e pedir as bênçãos dos deuses da fertilidade. Então cada família levava brasas desse fogo para a sua casa, pois dessa forma reacendiam essas chamas em casa representando uma bênção divina para o verão que viria em seguida.

* Uma antiga tradição requeria que o fogo doméstico deveria ser apagado da casa toda nesse dia, pois seria feita uma fogueira com as nove árvores sagradas (freixo, bétula, aveleira, carvalho, teixo, sorveiro, salgueiro, pinheiro e espinheiro), que seria acesa pelos druidas ao nascer da Lua, dando-se início à celebração do sabbat.

* Na Europa, era um costume de Beltane soltar o gado para passar entre as fogueiras e, dessa forma, abençoá-los."

Texto de Maria Lygia de Magalhães Uchôa



Share/Bookmark

0 comentários: